Belém, capital do Pará já é conhecida internacionalmente como o novo destino gastronômico do Brasil, seja pela diversidade de temperos, seja pelos peixes exóticos da região, e claro pelos chefs renomados que estão fazendo da cidade seu novo lar. Estive lá há uns meses e pude apreciar os três lugares mais comentados quando o assunto é comida do norte. O primeiro deles é o Mercado Ver -o-Peso onde a gente vai bem cedinho e encontra de poçõeszinhas mágicas pra enfeitiçar a comida à peixes enormes, ervas locais nunca vistas por aqui no sudeste, e as lindas cumbucas da Ilha de Marajó. Nas barracas você pode tomar um delicioso tacacá com camarão e
umbu jambu (a verdurinha que anestesia a boca), supertípico.
O segundo lugar que recomendo uma visita mais demorada é o restaurante Boteco das Onze Janelas que fica num prédio histórico, um sobradão em estilo neoclássico português construído em meados do século XVII  além de ser um lugar lindo pra passar um tempão observando a Baia do Guajará, e onde servem um bolinho de pirarucu sem igual e que você só come ali.
O terceiro e não menos importante é a incrível Estação das Docas. São 500 metros de orla fluvial do antigo porto de Belém que foi revitalizado onde a gente encontra diversos restaurantes de comida local, um ao lado do outro, dispostos a mostrar bom serviço! Vantagem para quem experimenta pratos deliciosos em porções enormes como corridinho de peixe e a fartura de sorvetes de frutas exóticas da região.
Recentemente São Paulo também recebeu sua dose de Belém no restaurante Dalva e Dito de Alex Atala. Os chefs e irmãos paraenses Thiago e Felipe Castanho durante uma semana sofisticaram diversos pratos típicos como a costela de tambaqui (foto abaixo) e provaram que os ingredientes da floresta e dos rios Pará não são tão rústicos assim.




...E ai Paraenses, muito bom saber que nosso estado é lindo e cheia em cultura! 
Parabéns a equipe pela matéria, amei !! Vale a pena conhecer o Pará.
Muitas saudades do meu Pará. Beijo grande a todos!!!